Bits do DPL
Prezada comunidade Debian,
este é o bits do DPL de Dezembro.
Feliz 2025! Desejamos a todos(as) saúde, produtividade e um lançamento bem-sucedido do Debian no final deste ano.
Propriedade estrita dos pacotes
Estou feliz que meus últimos bits tenham provocado discussões sobre barreiras entre pacotes e contribuidores(as), resumidas temporariamente em algum post na lista debian-devel. Como um(a) participante colocou apropriadamente, precisamos de uma maneira de dizer visivelmente, "Eu farei o trabalho até que outra pessoa se apresente". Com base na minha experiência com a iniciativa do Bug do Dia, simplificar o processo de engajamento com pacotes ajudaria significativamente.
Atualmente nós temos
-
NMU A Referência dos(as) Desenvolvedores(as) descreve várias pré-condições para NMUs, afirmando explicitamente, "Corrigir problemas cosméticos ou alterar o estilo de empacotamento em NMUs é desencorajado." Isso torna NMUs inadequados para lidar com pacotes smells. Contudo, eu vi NMUs utilizados para tarefas como mudar para o source format 3.0 ou aumentar o nível do debhelper compat. Embora seja tecnicamente possível registrar um bug e então lidar com ele em NMU, o processo inerentemente limita a flexibilidade do(a) NMUer para reduzir os pacotes smells.
-
Recuperação de Pacotes Esta é outra abordagem para trabalhar em pacotes de outra pessoa, alinhando-se com o processo que frequentemente seguimos na iniciativa do Bug do Dia. Os critérios para seleção de pacotes geralmente indicam que o(a) mantenedor(a) ou não tem tempo para resolver bugs abertos, perdeu o interesse ou está geralmente em MIA.
Ambas as opções têm desvantagens, então eu gostaria de receber discussões contínuas sobre critérios para diminuir as barreiras ao mover pacotes para o Salsa e modernizar seus pacotes. Estes passos podem melhorar o Debian em geral e são geralmente bem-vindas por mantenedores(as) ativos(as). A discussão também destacou que os pacotes no Salsa são frequentemente mantidos de forma colaborativa, fomentando a atmosfera da equipe orientada já estabelecida em várias equipes do Debian.
Salsa
Integração Contínua
Como parte da discussão em andamento sobre a manutenção de pacotes, estou considerando a sugestão de mudar do modelo opt-in atual para Salsa CI em uma abordagem opt-out. Embora eu concorde totalmente que a verificação humana é necessária quando o pipeline está ativado, eu acredito que a opção atual para habilitar o CI é menos visível do que deveria ser. Eu acolheria com satisfação uma abordagem mais direta para melhorar o acesso a melhores testes do que enviamos para Salsa.
Número de pacotes que não estão no Salsa
Na minha campanha, eu declarei que pretendia reduzir o número de pacotes mantidos fora da Salsa para menos de 2.000. Em 28 de março de 2024, a contagem era de 2.368. Até o momento que estou escrevendo, a contagem é de 1.928 [1], então considero essa promessa cumprida. Meus agradecimentos a todos(as) que contribuíram para esse esforço. Seguindo em frente, gostaria de definir uma meta mais ambiciosa para o restante do meu mandato e espero que possamos reduzir o número para menos de 1.800.
[1] UDD query: SELECT DISTINCT count(*) FROM sources WHERE release = 'sid' and vcs_url not like '%salsa%' ;
Eventos passados e futuros
Palestra na MRI Together
No começo de dezembro, dei uma curta palestra online, focando principalmente no meu trabalho com a equipe do Debian Med. Também usei minha posição como DPL para advogar pela atração de mais usuários(as) e desenvolvedores(as) da comunidade de pesquisa científica.
FOSSASIA
Originalmente, planejei participar do FOSDEM este ano. No entanto, dada a forte presença do Debian lá e a necessidade de melhor representação no FOSSASIA Summit, decidi priorizar o último. Isso se alinha com meu objetivo de melhorar a diversidade geográfica. Também aguardo oportunidades para discussões entre as distribuições.
Sprints da equipe do Debian
Sprint do Debian Ruby
Aprovei o orçamento para o Sprint do Debian Ruby, agendado para Janeiro de 2025 em Paris. Se você estiver interessado em contribuir com a equipe Ruby, seja pessoalmente ou online, considere entrar em contato com a equipe. Tenho certeza de que qualquer ajuda seria apreciada.
Sprint do Debian Med
Também haverá um Sprint do Debian Med em Berlim em meados de fevereiro. Como de costume, você não precisa ser um especialista em biologia ou medicina — habilidades básicas de eliminação de bugs são suficientes para contribuir e aproveitar a atmosfera amigável que a equipe do Debian Med promove em seus sprints. Para quem trabalha com biologia e medicina, normalmente oferecemos suporte de empacotamento. Qualquer pessoa interessada em passar um fim de semana focada em trabalho científico impactante com o Debian está calorosamente convidada.
Mais uma vez tudo de bom para 2025
Andreas.